
SERVIÇO DE ACOLHIMENTO COMUNITÁRIO PARA TRANSTORNO POR USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS - TUS
Liberdade Guadalupedependentes químicos. Quanto Organização da Sociedade Civil – OSC, a comunidade passa a ser um dos referenciais no Serviço de Acolhimento Comunitário, com o objetivo de prestar um atendimento psicossocial para pessoas em situação de dependência química, por meio de um programa especializado na prevenção e reorganização desses indivíduos portadores do Transtorno por Uso de Substâncias Psicoativas – TUS e Transtorno por uso do Álcool – TUA, com metodologia que sugerem um cronograma de atividades próprio da instituição, integrando assim, a finalidade da instituição ao apoio integral à esse indivíduo e para sua rede de apoio/familiares. O acolhimento na organização segue modelo residencial comunitário, com funcionamento 24 horas, desenvolvido para romper com quaisquer aspectos institucionais, apoiando a construção e o fortalecimento de vínculos familiares e sociais, afim de possibilitar a integração e participação na sociedade para seu desenvolvimento e criar ferramentas que os possibilite habilitar sua autonomia e reestruturação física, mental e emocional. No dia 12 de abril de 2016, a OSC passa a fazer parte de uma política pública com a parceria do Estado, através da Política Estadual sobre Drogas do governo do Estado de São Paulo, trazendo à tona a seriedade e o grau técnico com que o trabalho é desenvolvido. Em suma, somos um Serviço de acolhimento/atendimento psicossocial para pessoas em situação de dependência química, direcionado ao público que se identifica como masculino, mantendo-se inclusivo e sem discriminação de gênero, voluntário e gratuito – com atendimentos e intervenções pautadas nos termos da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, que se refere à Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.


SERVIÇO DE ACOLHIMENTO TERAPÊUTICO COMUNITÁRIO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS
Comunidade Terapêutica Liberdade Guadalupe
A ideia da Comunidade Terapêutica Liberdade Guadalupe, partiu da percepção de que, algumas pessoas, que queriam deixar o uso de drogas e procuravam os grupos de mutua ajuda, tinham grande dificuldade em atravessar o período entre as reuniões que acontecem apenas no período da noite. Tornou – se clara a necessidade do afastamento da rotina para a conquista da sobriedade.
Algumas regras para o funcionamento da Comunidade foram esboçados antes mesmo de se encontrar o local de funcionamento. O desejo de fazer parte do processo e a liberdade de deixa-lo a qualquer momento são princípios básicos.
O local escolhido para o funcionamento da Instituição foi uma chácara de 3 hectares, localizada no Distrito de Potunduva, na cidade de Jaú – SP, onde no dia 13 de abril de 1999 foram acolhidos quatro pessoas, dando assim inicio a uma história de lutas e conquistas.
Uma entidade que nasce com o intuito de devolver a vida as pessoas, desde o inicio é vista com uma fonte de esperança e também como a ferramenta que muitos buscam para poder por em ação o desejo de poder fazer algo por aqueles que sofrem. Em resumo um lugar onde se encontra socorro e onde se pode socorrer.
A possibilidade de poder fazer algo a mais, foi o que atraiu Dom Oswaldo, na época pároco da Igreja São Judas Tadeu, no município de Jaú – SP, a fazer parte do grupo de execução dos trabalhos da CTL, que a partir dai passou a se chamar: Comunidade Terapêutica Liberdade Guadalupe.
O trabalho foi ficando conhecido, a procura pelo tratamento foi aumentando, e a partir de 2001 a Instituição passou a funcionar nas terras de propriedade da Abadia de São Norberto, bairro de Matão, município de Dois Córregos – SP. Foram construídos refeitório, oficina, suinocultura, almoxarifado, cachoeira, estufa de plantas, aquário, escritório, galpão de eventos, novos alojamentos, piscina, quadra, academia de ginastica, campo de areia, áreas de reflorestamento e cultivo de diversas plantas, capela, aviário e lago de criação de peixes.
Além da parte física, a equipe também cresceu, o trabalho base do tratamento que era exclusivamente o uso dos 12 passos dos grupos anônimos, monitorado pelofundador Leandro Passos e pelos conselheiros e a parte espiritual, regida por Dom Oswaldo, foram ricamente acrescidos com o trabalho de profissionais, como psicóloga, assistente social e cozinheira que passaram a fazer parte do grupo de atuação direta com os internos.
Em abril de 2014 nasceu a segunda unidade da Comunidade Terapêutica Liberdade Guadalupe, na cidade de Pirapora do Bom Jesus – SP, em um local onde funcionava o seminário da Associação de São Norberto da Ordem Premonstatense.
O tratamento por lá desenvolvido segue as mesmas linhas´, onde o temáticas desenvolvidas pelo profissional em psicologia é acrescido da experiência dos conselheiros no programa de 12 passos, além da busca de saneamento de problemas sociais como documentação e reconstrução de vínculos familiares.
A parceria com o governo do estado, através do programa recomeço, traz a tona a seriedade e o grau técnico com que o trabalho é desenvolvido, sendo comprovada a eficiência de nossas ações através das estatísticas de permanência no programa e continuidade pós desligamento.
Através das imagens e dos dados contidos neste site, é possível se perceber as origens deste projeto e da sua atual situação.
Sejam bem vindos a Comunidade Terapêutica Liberdade Guadalupe.



